sábado, 29 de junho de 2013

8 - Direct Metal Mastering: O método DMM atualíssimo da Teldec

Recentemente foi criada uma nova técnica para corte e prensagem de vinis: é o Direct Metal Mastering. (O DMM do passado nada tem a ver com o do presente, pois o Cobre Pirofosfato é descoberta recente). Esta técnica, além de molecularmente mais precisa em termos de master, elimina uma etapa de sua confecção, que seria o laccquer, o prateamento (Imersão para pratear o laccquer)  (http://www.ee.washington.edu/conselec/W94/edward/edward.htm e http://www.ee.washington.edu/conselec/W94/edward/edward.htm). (Muitos links não abrem mais, os sites foram remanejados ou retirados da web. Contudo, tenho todo o material impresso - Na época de construção deste blog, estavam ativos). Continuando: A técnica DMM elimina a galvanoplastia (Prateamento) da madre ou mother negative; ou seja, a mother negative é cortada diretamente no metal, no caso, o cobre, mas um cobre extremamente macio (cu-Pyrophosphat) que não estava disponível na indústria na época do antigo DMM. O que se gaha com isso? Perfeição molecular no corte! As moléculas de um metal estão mais aproximadas que as de um plástico e isso permite um corte mais preciso e sulcos mais estreitos e perfeitos, embora ainda dentro da faixa de 4 a 16 micras para o sulco estéreo e 25 para o sulco mono. A técnica é da TELDEC. Um dos melhores estúdios do mundo que utiliza esta técnica é o estúdio alemão da PAULER ACOUSTICS. Eles possuem a Lathe Cutter mais atualizada, que é a NEUMMAN VMS-82. Antes trabalhavam com a VMS-80. (Gunter Pauler, engenheiro de áudio e operador da Lathe Cutter do estúdio Pauler Acoustics, vide equipamentos no final deste blog). Segundo técnicos da Teldec, há vantagem sobre a técnica anterior, mas no caso dos LP's. No caso dos CD's essa técnica não é a mais usada, pois só permitia a prensagem de 15.000 CD's por cada master (A mais usada hoje é a SSIM - Standard Stamper-Injection Molding). No caso dos vinis, vejamos as vantagens no texto da http://www.elusivedisc.com/prodinfo.asp?number=SFLP01 , traduzido: "Com a masterização direta no metal, o sulco é cortado diretamente no metal de cobre. A perda, a distorção de alta freqüência e o pré-eco associados com a materização convencional da laca são eliminados e a resposta transiente é melhorada extremamente. O Processo DMM de gravação por prensagem soa mais brilhante e limpo, mais detalhado, com 15% a mais de música do que com tecnologia da laca. Os Stampers são chapeados diretamente do master de cobre de DMM, eliminando duas das três etapas de chapeamento requeridas para lacas" (Aqui ele fala duas porque inclui a formatação da massa vinílica in natura, na prensa, uma espécie de uma massa que pressionada se transforma em um disco de vinil virgem). Aqui está o texto na íntegra: "With Direct Metal Mastering, the groove is cut directly in copper metal. High-frequency loss, distortion and pre-echo associated with conventional lacquer mastering are eliminated and transient response is greatly improved. DMM record pressing sound brighter, cleaner, more detailed, with 15% more playing time than with lacquer technology. Stampers are plated directly from the DMM Copper Master, eliminating two of the three plating steps required for lacquers. Dados objetivos como a redução da largura do sulco e a exatidão do corte em cobre, em função da sua densidade em relação ao acetato outrora usado para confeccionar o master negative, explicam a evolução. Segundo o site em Alemão (link abaixo), além da qualidade do corte, o que implica em ganho excepcional nos transientes, há um aumento em 15% do programa musical total gravado, já que os sulcos são mais estreitos. Óbvio é também de se registrar que as técnicas de corte de vinil a estilete quente e laquerização dos discos negativos com prata evoluíram muito, também, nos dias atuais. Conflitos à parte, trata-se de mais um processo de registro por transdução analógica, que, como tal, mantém fidelidade ao evento sonoro original e só acrescenta melhorias à já consagrada replicação e reprodução sonora através de discos de vinil. Em relação ao CD, este processo foi um dos primeiros e não interferiu muito na qualidade já alcançada pelo disco compacto laser. Mais informações sobre o processo de DMM da TELDEC para os vinis, no site do ESTÚDIO PAULER ACOUSTICS,  http://www.pauleracoustics.de/paulerac/pa_dmm_e.html (em Alemão e em inglês). Outras gravadoras que prensam em vinil também já estão oferecendo este método, veja em http://www.recordpressing.com/masteringtypes.html.